sábado, 1 de outubro de 2011

Projeto Aprendendo com Jornal - Aula nº03: Interpretando Notícias

ü  Situação de aprendizagem I – Acolhida
Ações:
1:   Oração                                                          
 2: Dinâmica: A pessoa mais...
            3:   Preenchimento dos dados                                    
            4: Correção da atividade de casa
             5: Diário: Atividade no caderno de Redação.

ü  Agenda:

ü  Organização Espacial: Alunos em semicírculo – Em fileiras

ü  Sit. de Aprendizagem II (x) Projeto     ( ) At. Ocasional     ( ) At. Sequenciada  
 ( ) At. Permanente

Proposta: Projeto Jornal – aula 03 – Interpretando Notícias

Alinhamento:
(X)Meta 01-Leitura   (X)Meta2-Escrita   (x)Meta 03- Diferentes formas de expressão
(   )Meta 04-Cálculo   (  )Meta 05-Resolução de Problemas  (X) Meta 06-Convivência 
( x ) Meta 07-Uso de Novas Tecnologias

Objetivos:
Ø  Compreender a estrutura de uma notícia;
Ø  Interpretar uma notícia;
Ø  Reescrever a notícia estudada.
Desenvolvimento:

  • Solicitar quem um aluno leia a notícia por ele trazida ou uma trazida pela professora (pedir que tragam com antecedência);
  • Identificar com auxílio da turma os itens que compõem a estrutura de uma notícia (título, envolvidos, fato, local e data).
  • Em dupla, pedir que os alunos analisem as notícias um do outro e registrem em seus cadernos o mesmo que foi registrado no quadro:
  • "O quê?" - O fato ocorrido.
  • "Quem?" - O personagem envolvido.
  • "Quando?" - O momento do fato.
  • "Onde?" - O local do fato.
  • "Como?" - O modo como o fato ocorreu.
  • "Por quê?" - A causa do fato.
  •   Após a socialização desta parte da atividade, entregar a atividade xerocada;
  • Realizar a socialização e pedir que os alunos anexem ao portfólio
  • Atividade para Casa: Releia a notícia que foi colada por você no caderno. Imagine que você é um jornalista e presenciou o fato. Como você escreveria esta notícia? Que título daria a ela?

Materiais: Atividade do Projeto (Interpretando Notícias); Prova de História

Observações:   Solicitar com antecedência que os alunos colem uma notícia em seus cadernos, e escrevam a fonte.  

Dinâmica: A pessoa mais...

Atitudes
Atenção concentrada, Relacionamento interpessoal, Credibilidade pessoal, Comunicação, Praticidade
Objetivos
1. Promover a integração dentro de uma equipe, ressaltando as qualidades e defeitos. Desenvolver o conhecimento do outro.
Materiais
- Papel e caneta para todos os participantes;
- uma caixa grande;
- um quadro negro com a lista de sugestões.

Sugestão de características:
- A pessoa que mais me faz rir.
- A pessoa mais bondosa.
- A pessoa mais extrovertida.
- A pessoa mais trabalhadora.
- A pessoa mais atrapalhada.
- A pessoa mais perceptiva.
- A pessoa mais elegante.
- A pessoa mais simples.
- A pessoa mais confiável.
- A pessoa mais flexível.
- A pessoa mais artística.
- A pessoa mais lógica.
- A pessoa mais tolerante.
- A pessoa com quem eu gosto de desabafar.
- A pessoa mais sábia.
- A pessoa mais passiva.
- A pessoa mais critica.
- A pessoa com quem mais gosto de trabalhar.
- A pessoa mais triste atualmente.
- A pessoa mais corajosa.
Procedimento
1. O coordenador colocará uma caixa no meio de uma sala.

2. Os participantes irão sentar em volta da caixa, ou seja, dispostos em círculo.

3. O coordenador começará a dinâmica escrevendo no papel, qual a pessoa que mais o faz rir. O participante que estiver na sua direita, escreverá qual seria a pessoa mais bondosa e assim sucessivamente.

4. Todos os papéis serão colocados dentro da caixa.

5. A dinâmica termina quando todos os papéis forem lidos e posteriormente discutidos.
Dicas
1. Questionar os participantes sobre como foi realizar a atividade e o que sentiram em relação ao que falaram sobre ele.

2. Observar se os participantes estão atentos para com os seus colegas, se aceitam ser estereotipados, como um participante julga o outro e se está ocorrendo integração, .



Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo     Data -___/_____/____
Disciplina – Redação                  5º ano Turma - _____           Turno- (  ) M (  ) V
Aluno (a)- _________________________________Professora-_________________________ 



Projeto Aprendendo com Jornal – aula nº 03
INTERPRETANDO NOTÍCIAS

Como você aprendeu hoje, a notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa.
           

Leia as notícias a seguir e preencha os quadros observando atentamente  os fatos!

Homem é preso com cocaína no estômago
Mário Bittencourt
Passará por cirurgia neste sábado (4), em Porto Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul baiano, o homem que foi preso pela Polícia Federal (PF) no aeroporto da cidade nesta sexta (3) quando tentava embarcar num voo para Itália com meio quilo de cocaína no estômago.    A identidade do homem está sob sigilo.
        A droga estava acondicionada em 86 papelotes e a cirurgia será para retirada do material. O local do procedimento não foi revelado. De acordo com a PF, o acusado teria confessado que  esta seria a quarta vez que ele levaria a droga para a Europa utilizando este artifício, mas sem revelar o quanto receberia pelo transporte.
        A PF descobriu também que o preso atuava na companhia de uma mulher, Nigéria Reis Vitorino Silva. Na casa de Nigéria, em Arraial d’Ajuda (distrito de Porto Seguro), a polícia encontrou restos de fitas e outros materiais supostamente usados para o preparo dos papelotes. A mulher está presa na delegacia local.
Jornal A tarde, 06 de Junho de 2011


O quê?


Quem?


Quando?


Onde?


Como?


Por quê?





Favela da Rocinha ganha site de compra coletiva exclusivo
 Fábio Grellet

Contratado para melhorar um site de compras coletivas da Bahia, o programador Éden Meireles, 26, fez o serviço e não foi pago. "Fiquei chateado, mas passou. Esse trabalho me rendeu a ideia de criar o Clube Comunidade", conta.
Clube Comunidade é um site de compras coletivas voltado para favelas do Rio. Morador da Rocinha (zona sul) desde que nasceu, Meireles decidiu atender primeiro a própria comunidade.
"Os sites grandes de compras coletivas nunca vão atender pequenos comerciantes, porque só lidam com 12, 13 mil pessoas", diz.
No ar desde o dia 1º, por enquanto o site oferece uma só oferta: escova marroquina ou indiana na MM Cabeleireira Unissex com desconto de 55%. O preço normal é R$ 100, mas quem se cadastrar paga só R$ 45.
"Na Rocinha tem muito cabeleireiro, então temos que usar toda forma de divulgação. Fiz um acordo com o fornecedor dos produtos [usados na escova] e pude diminuir o preço", diz Mirian da Silva, 38, dona do salão, que afirma fazer mais de 200 escovas por semana.
"Divulguei o site em panfletos e tivemos 200 visitas por dia, um bom número. Na próxima quarta-feira teremos sete ofertas simultâneas", conta Meireles. Ele tem trabalho fixo e usou folgas para desenvolver o site. Investiu R$ 6.000: dois meses de seu salário.
Jornal Folha de São Paulo, 04 de junho de 2011




O quê?


Quem?


Quando?


Onde?


Como?


Por quê?




Nenhum comentário :