sábado, 16 de agosto de 2014

Sequência didática: Dicionário (1º e 2º ano)

Desde o ano passado, quando começamos a formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (em Língua Portuguesa)  surgiu a necessidade de trabalharmos o dicionário também nestas séries iniciais e eu que na época trabalhava no 1º ano tentei adaptar o material para a nossa realidade, mas não achei nenhum suporte ou material que inspirasse. Recentemente uma colega me emprestou o Guia Aprender Juntos do 2º ano e o Manual do Professor do 3º, ai comecei a ter umas ideias...

Durante esse ano, já no 2º ano, havia também a necessidade de trabalhar com o dicionário. Recolhi mais algum material (achei pouca coisa) e preparei duas sequências. Sei que talvez você não disponha do material que temos, ou tem mais material. As sequências aqui, são apenas suporte e foram criadas pensando na minha escola e no que dispomos, utilizando também o acervo disponibilizado para o PNAIC que já chegou até a escola.

Dicionário utilizado para o 1º ano

Dicionário utilizado para o 2º ano

Então, utilizem conforme queiram, para adaptar a sua realidade. O cabeçalho está em formato jpeg e  pode ser removido facilmente das atividades e ao contrário da sequência da copa, não fiz os planos de aula, fiz apenas um plano de  ação bem geral para cada grupo.

Ah, uma importante observação é que priorizei no primeiro ano palavras com nomes de animais e no segundo palavras com alimentos, pois busquei trabalhar junto com os projetos de cada grupo (Animais e Receitas).









Que tiver interesse, mas tem dificuldades em baixar as atividades me mande um e-mail: educadorainquieta@gmail.com . Tenha paciência que responderei ;) .

Forte abraço!





Nenhum comentário :