terça-feira, 22 de março de 2011

Sequência didática : Soletrando

Iniciamos esses dias mais uma vez a Sequencia didática do Soletrando.
Essa sequencia foi pensada  e organizada pela querida Educadora Jane Galindo, com quem aprendi muito.
Vou expor de forma breve como fazemos há alguns anos.

-1ª aula: 
 Abertura da Seqüencia: Sensibilização da proposta com as turmas e exibição do filme Prova de Fogo (um filme que mostra a superação de uma menina diante de um campeonato de Soletração). As crianças amam esse filme que é empolgante e prende a atenção do início ao fim;

-2ª aula:
Entrega do rol de palavras (1ª, 2ª e 3ª fases). As palavras aqui, devem ser escolhidas a partir do que temos estudado em ortografia e algumas outras que podem ser surpresa. No nosso caso, priorizamos as palavras com r/rr, s/ss, sc e etc.
Ainda nesta aula lemos as regras da competição (semelhantes às do programa do Huck), pra estimula-los mais ainda, fazemos um teste com as palavras da primeira fase.

-3ª, 4ª e 5ª aulas (correspondem a 1ª, 2ª e 3ª fase) :
A professora sorteia palavras para todos os alunos, que devem soletrar. Quem acertar a primeira fase obtem 03 pontos, a segunda 05,  a terceira 10 pontos)

-6ª aula
Acontece a grande final, com os dez melhores de cada turma.
No nosso caso fazemos uma lista de palavras extras, selecionamos jurados, convidamos os pais, preparamos palavras extras e prêmios para os três primeiros colocados num ambiente enfeitado bem acolhedor.

Espero que gostem e adaptem as suas realidades. Qualquer dúvida é só enviar um e-mail.
Abraços,
Clécia

Nenhum comentário :