terça-feira, 1 de março de 2011

Vagas de babás para pedagogos....outro absurdo!

Rebebi esse e-mail da Pedagoga Marla, amiga da minha irmã também Pedagoga Gloria. É triste ver como os profissionais de educação ainda são tratatos.
Abraços inquietos, 
Clécia


O reflexo da mercadorização das "coisas"!!!

Saudações acadêmicas 

Rita Amparo



 TEXTO ABAIXO FOI REMETIDO POR MIM AO JORNAL A TARDE  DEPOIS DE LER UM ANUNCIO NOS CLASSIFICADOS POPULARES DE HOJE, PG 11 SEÇÃO 06 DOMESTICOS, QUE TRANSCREVO PARA O CONHECIMENTO DE TODOS:  -PRECISA-SE DE ESTUDANTE DE PEDAGOGIA PARA TRABALHAR COMO BABÁ E QUEIRA MORAR NO EMPREGO.                                                                                            ESTUDAR PELA MANHÃ.CURRÍCULO:EDUCARBRINCANDO@hotmail.com.



Eu nunca vi convocarem estudantes de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem e assemelhados para a função de babá (nem outras, como Letras, Matemática, Direito, etc.) e vcs, já viram? Então, no meu entendimento cabe o protesto. Que tal uma chuva de e-mails para o endereço eletrônico acima? Eu vou mandar um, e vc? Vai ficar parado/a vendo sua profissão ser mais vilipendiada do que já é?  
Não tenho nada contra as babás nem contra estudantes que precisam trabalhar e escolhem a profissão de domestica, morando no emprego, numa casa em que lhes dê a condição de estudar.  Mas há uma diferença brutal entre as duas situações. Voces percebem como eu? Com a do anuncio eu não compactuo, mas a outra eu engrandeço por ser um ato de cidadania, de grandeza, um esforço pessoal para crescer e é digno de louvor. 
Se vc concorda comigo e quer valorizar o professor, repasse o e-mail a Pedagogos e estudantes de Pedagogia.
"Fiquei estarrecida com o anuncio solicitando estudante de Pedagogia para exercer a função de babá, constante no jornal de hoje (25.01.2011)  Soou como um insulto à Profissão, uma vez que o Pedagogo é um profissional de nível superior e os estudantes de Pedagogia devem fazer estágios em Instituições de Ensino qualificadas.
Por essa razão solicito uma matéria em que seja esclarecida a função do Pedagogo, sua área de atuação na escola e na pesquisa, a importância dos estudos das teorias da Educação para o bom desempenho deste profissional.
A profissão de professor está em decadência  devido à politica salarial praticada pelas escolas particulares e pelo Governo. O salário não condiz com a carga horária - que inclui um excessivo trabalho extraclasse, seja fazendo planos de aula ou relatórios, pesquisas e outros, para melhor desempenho da função. A importância da Profisssão também não é levada em conta quando o assunto é remuneração, embora todos os deslizes da sociedade sejam atribuídos à falta da Educação formal ? não à familiar.
Como disse a Presidente Dilma em seu discurso de posse, precisamos valorizar o Professor? e anúncios desse teor não atingem esse objetivo.  Se ao menos o anuncio solicitasse preceptor/a, com salário à altura da função....
Espero  ver a matéria em breve numa próxima edição do jornal. Obrigada. "

3 comentários :

Lisa disse...

Hoje uma babá cobra cerca de 2000,00 reias por mês para trabalhar 44h semanais, excluindo sábados e domingos. Os salários desta categoria são altíssimos e elas cuidam exclusivamente das crianças. Não se responsabilizam nem pelo preparo da alimentação, nem do cuidado com a higiene dos locais e dos perteces das crianças. Para aceitar isto os pais começaram a exigir também um perfil qualificado de alguém que em parceria com eles trabalhe no processo de formação de seus filhos. Paga-se bem, mas exige-se qualidade. Por que não? Cris Polly é pedagoga e é uma excelente auxiliar dos pais nos processo educacional dos filhos. Gostaria de ter em minha casa alguém com conhecimento específico para me ajudar a propor atividades lúdicas e recreações adaptadas, uma rotina pré estabelecida como nas escolas.
Por que não? As escolas particulares cobram uma fortuna dos pais e nem sempre repassam isso aos profissionais. Babá hoje em dia é alguém que deve ter formação sim e por que não em pedagogia? Por que tanto preconceito? Eu mesma fui jeune fille au paire enquanto estudante, mas as exigências não eram as mesmas e eu tinha que limpar a sujeira das crianças e o fazia sem nenhum constrangimento.
Hoje isto é impensável. Babá apenas cuida das crianças, quem limpa sujeira deles e cozinha é a empregada doméstica ou a mãe. Então eu não aceito colocar dentro de minha casa uma miss celular exigente e mimada destas que mal os pais viram as costas e ela coloca a criança no berço,na frente da televisão, deixa chorando e fica pendurada no celular ou vai passear indepente das intempéries para encontrar o namorado nas horas de trabalho. Quero um profissional engajado e com um nível de conhecimento que a "nova" profissão exige. Auxiliar os pais na formação destes novos cidadãos.

Clécia Ribeiro disse...

Bem Lisa a questão nem é de preconceito mas de justiça um país que não valoriza seus educadores e cada vez mais estes são submetidos a fazer outras coisas e a ganhar o mínimo. Que bom que pode pagar tão bem a uma babá qualificada.
Eu enquanto educadora gosto mesmo é de educar na sala de aula e quero ser valorizada no meu fazer pedagógico dentro da escola.
Se existem pedagogas babás acho que a questão é de gosto ( o que acho muito difícil) ou mesmo da falta da valorização da educação.
Não estou questionando o papel das babás, mas sim a valorização do mestre. Creio que se há babás, vendedoras e tantas outras ocupações que as pedagogas estão assumindo é prova de que algo (como já sabemos) vai mal na educação...

Anônimo disse...

Eu sou formada em Letras, falo Inglês e Espanhol e estou procurando trabalho de babá. Consegui trabalhar durante 1 mês ganhando R$2.500,00 salário que não ganhava como professora. A família para qual eu estava trabalhando foi para a Hungria, motivo pelo qual decidi sair do trabalho, embora eles quisessem me levar junto, mas por motivos pessoais decidi ficar. Estava amando o trabalho e por isso estou procurando uma nova colocação na área.

Não tenho preconceito de trabalhar como babá e peço para que não julguem as pessoas que fizeram o anúncio, pois eles estão procurando por qualidade.

Ceso haja alguém interessado em uma babá com nível superior, Inglês, Espanhol e com carteira de habilitação (CNH) é só me ligar!

(21) 8240-5114
Dione
Babá+professora+motorista