terça-feira, 6 de agosto de 2013

Problematizando: Adição, subtração e multiplicação

Estou tentando estimular a leitura, interpretação e uma aproximação da Matemática com a língua portuguesa, já que nesta unidade um dos gêneros textuais estudados é a reportagem. Esta atividade foi desenvolvida nas turmas de 5º ano.

Leia a notícia
Projeto pretende estimular leitura de poesia nos ônibus em Salvador

A partir deste domingo (21), a poesia vai acompanhar os passageiros de algumas linhas de ônibus na capital baiana. Através do projeto 'Palavras Passageiras', os usuários vão poder ler poemas de 15 poetas baianos mais Fernando Pessoa e seus heterônimos.
Os poemas devem permitir uma leitura rápida, com tamanho máximo de 20 linhas e um lirismo leve, informa o curador do projeto, o poeta João Filho. "O projeto Palavras Passageiras diversifica a forma de contato com a poesia, que tradicionalmente se dá pelo livro, possibilitando uma maior popularização desse gênero literário", diz.
Por se tratar de uma iniciativa voltada ao transporte público municipal, a prioridade é expor a obra poética de artistas locais, além de clássicos universais, explica o diretor da Domínio Público, Reinorf Duarte. "É uma iniciativa simples, sem custos para a prefeitura, que facilita o acesso das pessoas à poesia, podendo ainda ter o efeito de proporcionar um momento de reflexão e prazer", afirma o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia. 
Adaptado do site iBahia


1. Na Biblioteca de uma determinada escola há 5.237 livros. Do total de livros, 1.408 são livros de poesia. Quantos livros não são desse gênero?


2. Atualmente a frota de ônibus em Feira de Santana é composta por 200 ônibus. Supomos que esse projeto fosse adotado em nossa cidade e em cada ônibus 15 passageiros fazem leituras. Quantas pessoas terão lido poesias em um único dia?


3. Um ônibus coletivo pode levar 45 passageiros sentados em uma única viagem. Quantos passageiros serão transportados em 28 viagens?


4.E se além dos passageiros sentados o ônibus transportar 28 passageiros em pé, quantas pessoas farão o trajeto sem estarem sentadas?

5. Calcule a diferença entre o total de passageiros em pé e sentados.


6. O que você achou do Projeto Palavras Passageiras? Por que você acha que o gênero literário escolhido foi a poesia?

7. Você lembra qual foi o último livro que você leu? Faça um resumo dele.

2 comentários :

Reinofy Duarte disse...

Clécia,

chamo-me Reinofy Duarte. Sou Diretor da Domínio Público, empresa realizadora do projeto PALAVRAS PASSAGEIRAS.

Gostei do seu blog, do seu texto e da sua proposta. Compartilhei no facebook, na fan page do Artdoor.

Abraço

Educadora Inquieta disse...

Nossa, que alegria!
Reinofy, esse projeto foi muito admirado pelos alunos. Fiquei pensando que podíamos ter algo semelhante aqui em Feira de Santana.
Forte abraço!
Clécia