Já narrei a experiência de tentar aliar Matemática e leitura. Tenho utilizado textos jornalísticos para incentivar a leitura, a interpretação e contextualizar melhor os problemas. Achei esse texto bem bacana, além de tudo foi uma forma de reforça o que já disse algumas vezes na aula: não existe cor de menino ou menina! rs
Por que
meninos usam roupa azul e meninas, rosa?
CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA
COLUNISTA DA FOLHA
28/05/2012
Até o século 19, as roupas infantis geralmente eram brancas,
afinal poderiam ser usadas por todos os filhos da família e resistiam a
diversas lavagens. E as roupas eram poucas e caras. Mesmo o corte costumava ser
unissex, meninos e meninas de até quatro anos usavam vestidos, cabelos
compridos e sapatos do estilo boneca.
Nos Estados Unidos, era costume a associação de rosa para meninos
e azul para meninas. Dizia-se que a cor rosa era mais forte e a azul, delicada.
Por volta da 2ª Guerra Mundial, a moda de usar as cores para marcar diferença
entre meninos e meninas pegou e, curiosamente, se inverteu. O interessante é
que adotamos um costume dos norte-americanos que nos custa mais caro. Afinal,
se em uma família o primeiro filho é menino, compra-se enxoval azul, e, se
nasce uma menina depois, lá se vão os pais gastar com enxoval rosa.
Depois dos quatro anos, a criança começa a escolher a roupa. Mas é
justo nesse primeiro período da infância que se estabelece essa separação que
levamos para o resto da vida, com os carimbos rosa-menina e azul-menino. Nos
anos 60 e 70, houve uma rebelião contra essa divisão e passou a valer uma moda
infantil unissex, roupas que serviam para meninos e meninas. Mas, em meados da
década de 80, o jogo mudou de novo.
Acho que podemos nos inspirar na revolução dos anos 60 e 70 e
exigir mais roupas unissex, de criança mesmo, coloridas, mas sem essa
preocupação tão grande com o que é de menino e o que é de menina, não? Roupa
boa de brincar, correr, pular. Menos regras desnecessárias nas nossas vidas,
por favor!
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1094761-por-que-meninos-usam-roupa-azul-e-meninas-rosa.shtml
1. A reportagem informa que
durante a Segunda Guerra mundial, que terminou
em 1945, houve uma mudança nas cores “padrões”
para meninos e meninas. Se tomarmos esse ano como referência há quantos anos o costume de usar rosa para
meninas e azul para meninos se tornou “comum” em nossa sociedade?
2. Na loja Meninada Faceira o estoque está
organizado da seguinte forma: no armário feminino há duas dúzias de bermudas, 15
dezenas de saias, 9 dúzias de vestidos e
35 camisetas coloridas. Quantas peças há neste armário?
3. Já no armário masculino
estão armazenadas: 15 calças, três dúzias de camisetas, 21 dezenas de bermudas
e 9 meias. Quantas peças para meninos há neste armário?
4. Há mais roupas femininas ou masculinas no estoque? Qual a diferença?
4. Há mais roupas femininas ou masculinas no estoque? Qual a diferença?
5. A referida loja fez um pedido de pijamas bem coloridos para a garotada. Camile, a funcionária, organizou prateleiras com 352 pijamas cada uma. As prateleiras ficaram assim: pijamas de bolinhas, de coração, de ursinho, rosa, azul claro, azul escuro, laranja, branco, amarelo, com borboletas, com bonecas, e listrado. Quantos pijamas Camile arrumou?
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