quarta-feira, 12 de junho de 2013

Copa das Confederações e Matemática

A Matemática fica muito mais interessante quando conseguimos associá-la aos acontecimentos do cotidiano. Esses dias preparei para meus alunos do 5º ano uns probleminhas explorando as ideias de multiplicação e a Copa das Confederações. Vejam...



Está chegando a Copa das Confederações, vamos ver algumas informações e calcular...


A Copa das Confederações ou Taça das Confederações  (Confederations Cup em inglês) é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países. O  Brasil será o anfitrião tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto da Copa do Mundo de 2014.
1.    O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) funcionará nos próximos três domingos, dias 26 de maio, 2 e 9 de junho, das 8 às 13 horas, para facilitar e aumentar as doações de sangue e, assim, reforçar o estoque de sangue durante o período da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil de 15 a 30 de junho.
Desde o início do mês o estoque não se mantém regular. O Hemoce precisa diariamente de 250 doações somente na capital, mas o número de doações tem variado entre 90 e 100 por dia.
                                                               Texto adaptado pela professora Clécia Ribeiro.

a)   Para manter o banco de sangue com um estoque regular na capital, quantas doações devem ser feitas em 03 dias?

______________________________________
______________________________________
______________________________________



b)        Se forem feitas apenas 100 doações a cada dia, qual será a diferença entre o total de doações e o que é necessário?

______________________________________
______________________________________





Nenhum comentário :