terça-feira, 19 de junho de 2012

Brincadeiras juninas

Em vários sites, achei brincadeiras iguais, por isso não coloquei a fonte.
Dá pra fazer em todo lugar: na escola, em casa, na roça... tenho certeza que vai ser bem legal.
Beijão!




Corrida de sapatos 

Desenhe com giz um quadrado com cerca de um metro quadrado no chão. Distante dele, dois ou três metros, desenhe a linha de largada. Os participantes devem tirar seus sapatos e colocá-los no quadrado desenhado anteriormente. 

O juiz da brincadeira mistura os pares de sapato, enquanto os participantes se posicionam atrás da linha de largada. Depois do apito de largada, os participantes correm até o quadrado para procurar seus próprios sapatos, calçá-los corretamente, voltar à linha de largada e tocar um sino para dar o sinal de que cumpriram a tarefa. 


Corrida do ovo ou do amendoim 

Uma ideia é mudar a conhecida brincadeira de apostar corrida equilibrando um ovo sobre uma colher com a boca, substituindo o ovo por amendoins com casca. 

Você pode colocar os amendoins em uma bacia sobre a mesa. Os participantes devem sair da linha de largada com uma colher na boca, encher a colher com amendoins, sem a ajuda das mãos, e levá-los até o parceiro que segura o copo de plástico onde devem ser colocados os amendoins. Deixe a brincadeira correr por 60 segundos, vence a dupla que tiver mais amendoins. 

Correio elegante 

O correio elegante fica mais divertido quando as mensagens são anônimas, por isso é melhor que o carteiro elegante escreva a mensagem ditada pelo remetente. Se a pessoa que receber a mensagem descobrir quem foi que a enviou na primeira tentativa ganha uma maçã do amor ou uma prenda. 



Boca do caipira 

O princípio é o mesmo do tiro ao alvo. Imprima e cole sobre uma cartolina a figura de um caipira com a boca aberta. Recorte a boca do caipira, de maneira que fique uma abertura generosa onde os participantes deverão acertar as bolinhas. 

Desenhe uma linha no chão para marcar o espaço que os participantes devem ficar distantes da figura. O ideal é que a distância seja suficiente para tornar o acerto possível, porém não muito fácil. As crianças vão adorar a figura do Chico Bento engolindo goiabas que, nesse caso, poderão substituir as bolinhas. 

Pescaria 

As barraquinhas da pescaria nas festas juninas são as mais disputadas pelas crianças, e os pais acabam entrando na brincadeira para ajudá-los 

Organize o maior número de prendas diferentes e divertidas para que não faltem. Eleja uma hierarquia de prêmios, dos mais simples aos melhores e para facilitar enumere de 1 a 6. Essa ordem será colada na barriga dos peixinhos. Utilize um tanque com água ou areia com peixes de plástico que têm um anel em sua cabeça, para que seja possível pescá-lo com uma vara que pode ser de bambu. 

Caso os peixinhos não tenham argola use elásticos de dinheiro e para fazer o ganchinho que vai ficar na ponta do barbante das varinhas, use clipes de papel. Outra opção é desenhar peixinhos em cartolina e colocá-los em uma caixa de areia. 



Acerte o chapéu 

Encha três garrafas PETs com areia e coloque-as no chão. Desenhe uma linha, dois metros distante das garrafas, de onde os participantes terão que atirar os chapéus caipiras. Cada participante tem três tentativas. 

Cadeia 

Uma festa junina bem organizada precisa ter xerifes. São eles os responsáveis por colocar na cadeia quem não estiver se comportando bem. Essa brincadeira consiste em estipular pequenas quantias em dinheiro para prender (em um cômodo da casa, ou num cantinho) e liberar as pessoas. Assim, seu amigo paga para que o prendam e você também precisa pagar para sair. 

Dança da laranjaÉ desenvolvida aos pares, mas o uso das mãos é proibido. Para executá-la, cada dupla, depois de colocar uma laranja apoiada entre as testas, ao começar a música, deve dançar e evitar que ela caia – caso aconteça, o par é desclassificado. Ganha a dupla que ficar por último. 



Corrida de três pésCada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, iniciam uma corrida até a linha de chegada. 

Corrida do saciAo sinal combinado, as crianças saem pulando em um pé só em direção à linha de chegada. 



Corrida de sacosCada jogador deve fazer um percurso pré-estabelecido com o corpo enfiado em um saco bem preso à cintura. 

Correio secretoÉ um serviço de mensagens prestado durante a festa junina, que pode ser centralizado em uma barraquinha. Dessa forma, as pessoas se dirigem até ela, escrevem uma mensagem que, logo após, será entregue ao destinatário que, por sua vez, tem a chance de respondêla de igual maneira.


Nenhum comentário :