quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto Aprendendo com Jornal - Aula nº02: Explorando Manchetes

ü  Situação de aprendizagem I – Acolhida
Ações:
1:   Oração                                                    
 2: Brincadeira: Cacique
             3:   Preenchimento dos dados                                   
             4: Correção da atividade de casa
             5: Diário :. 

ü  Agenda:

ü  Organização Espacial: Alunos em semicírculo

ü  Sit. de Aprendizagem II (x) Projeto     ( ) At. Ocasional     ( ) At. Sequenciada   () At. Permanente

Proposta: Projeto Jornal – aula 02 – Explorando Manchetes

Alinhamento:
(X)Meta 01-Leitura   (X)Meta2-Escrita   (x)Meta 03- Diferentes formas de expressão
(   )Meta 04-Cálculo   (  )Meta 05-Resolução de Problemas  (X) Meta 06-Convivência 
( x ) Meta 07-Uso de Novas Tecnologias

Objetivos:
Ø  Compreender a estrutura de uma notícia;
Ø  Identificar a função das manchetes de jornal;
Ø  Criar manchetes para notícias.

Desenvolvimento:

  • Levar algumas manchetes de jornal, recortadas em uma caixinha;
  • Em dupla, pedir que os alunos peguem uma manchete num caixa e através dela identifiquem o assunto da notícia; (as manchetes aqui podem ser acompanhadas de uma imagem)
  •   Após ouvir a manchete de cada dupla e o que cada dupla acha que fala sua notícia espalhe no chão da sala as notícias das referidas manchetes. Convide duas duplas por vez para passear na sala e observar essas notícias e escolherem aquela que eles acham que “casam” com as manchetes;
P.S: Cada jornal possui apenas uma manchete. Escolham jornais velhos que vocês tenham na sala ou verifiquem com Nádia os que possam ser recortados.
  • Depois das duas últimas duplas terem escolhido suas notícias, realize a socialização, registrando no quadro os pontos mais relevantes. A seguir uma orientação para conduzir esses pontos:
·         MANCHETES :
- Uma manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. Cada edição de um jornal só possui uma manchete;
-As manchetes podem retratar diferentes assuntos, ligados aos diversos cadernos de um jornal: saúde, política, esportes, etc;
-Um mesmo assunto pode ter manchetes diferentes em diferentes jornais.  Ex: Descanse em paz Michael; Michael Jackson morre aos 50; O rei está morto; Morre Michael Jackson.
-A manchete tem a função de atrair o leitor e fazer com que o mesmo se interesse por todo o jornal.


o   Peça para os alunos registrarem estas informações ou as conclusões a que chegaram no caderno de Redação.
o    Atividade xerocada (após a socialização, anexá-la ao portfólio). Compare as manchetes criadas por eles com as da publicação original: 1 Chuva complica o trânsito da cidade  ; 2 Time B da Argentina perde da Nigéria por 4 a 1; 3 "Piratas do Caribe" e outros cinco filmes estreiam nesta sexta.


Materiais: Atividade do Projeto (Manchetes); Algumas manchetes de jornal e suas notícias (recortadas separadas); 

 Observações:  






Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo     Data -___/_____/____
Disciplina – Redaçã                5º ano Turma - _____           Turno- (  ) M (  ) V
Aluno (a)- __________________________________Professora-_________________________ 


Projeto Aprendendo com Jornal – aula nº 02
EXPLORANDO MANHETES

Como você já sabe a manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. Cada edição de um jornal só possui uma manchete.
           

Leia as notícias a seguir e produza manchetes de acordo ao assunto nelas contido. Capriche!!!
1




 
A chuva fina que atinge a capital baiana no início da noite desta quarta-feira, 1º, deixa o trânsito complicado em diversos pontos da cidade.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), os motoristas que trafegam na região da Avenida Antônio Carlos Magalhães, sentido Iguatemi, encontram lentidão.
O mesmo acontece na Avenida Paralela, na altura no Imbuí, onde o aumento do fluxo de carros causado pelo horário complica o trânsito do local.
A Transalvador registrou até as 18h desta quarta oito acidentes com sete vítimas.
A tarde on line, 1º de junho de 2011
2




 
     A Argentina iniciou nesta quarta-feira, de forma vexatória, a sua preparação para a Copa do Mundo de 2014. Com um time sub-25, apenas com atletas com idade para disputar o Mundial no Brasil, a equipe argentina foi facilmente batida pela Nigéria por 4 a 1, fora de casa, em jogo amistoso.
      Entre os titulares do técnico Sergio Batista nesta quarta-feira, nomes importantes da nova geração do futebol argentino, como Pablo Zabaleta (Manchester City), Bolatti (Internacional), Belluschi (Porto), Garay (Real Madrid) e Gaitán (Benfica). 
     A equipe argentina, porém, foi presa fácil para os donos da casa. Uche abriu o placar logo com 9 minutos. Aos 27, Obinna ampliou, de pênalti. Ainda no primeiro tempo, aos 39, Uche voltou a marcar para a Nigéria, que ainda fez o quarto, com Emenike, na segunda etapa. Em um pênalti bastante duvidoso já nos acréscimos, Boselli fez o gol de honra da Argentina.
     Pela Copa Kirín, um torneio amistoso jogado no Japão, o Peru empatou, também nesta quarta-feira, com os donos da casa, por 0 a 0. Ramírez, do Corinthians, foi titular da equipe sul-americana, que contou ainda com Farfán no comando de ataque. A República Checa, terceiro time do triangular, é a próxima adversária dos peruanos, no dia 4.
     Também nesta quarta-feira, a Ucrânia venceu em casa o Usbequistão por 2 a 0. Marcaram Tymoschuk e Voronin, ambos na segunda etapa.
A tarde on line, 1º de junho de 2011

3


 
O quarto longa da franquia "Piratas do Caribe" chega nesta sexta-feira (20) aos cinemas, pela primeira vez também nas salas 3D. O capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) retorna em "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas" em uma busca pela fonte da juventude, junto com Angelica (Penélope Cruz) e o malvado Barba Negra (Ian McShane).
A adaptação do romance de Mia Couto para o cinema, "O Último Voo do Flamingo", também entra em cartaz, junto com os longas argentinos "Chuva" e "O Homem ao Lado".

Folha de São Paulo, 20 de maio de 2011


Um comentário :

Ariane disse...

Parabéns Clécia

Seu plano de aula está bem claro e me ajudou muito.

obrigada

Adriana Dias