segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto Aprendendo com Jornal - Atividade Detonadora

O projeto Aprendendo com Jornal é desenvolvido na escola onde trabalho, no 5º ano. Ele foi criado por uma grande amiga que não trabalha mais lá, a ideia é tão boa que damos continuidade.
Como eu tenho planejado as aulas, tenho adicionado coisas novas e procurado melhorá-lo já que hoje temos mais materiais e recursos.  Com o decorrer do tempo, vou postar aqui os planos e as atividades.
Abraços,
Educadora inquieta,
Clécia Ribeiro




ü  Situação de aprendizagem I – Acolhida
Ações: 1:   Oração                                                 2: Brincadeira: Forca
                3:   Preenchimento dos dados                         4: Correção da atividade de casa
                5: Diário :

ü  Agenda:

ü  Organização Espacial: Alunos em semicírculo

ü  Sit. de Aprendizagem II -  ( x) Projeto     ( ) At. Ocasional     ( ) At. Sequenciada  
( ) At. Permanente

Proposta: Projeto Jornal – aula 01 – Atividade detonadora

Alinhamento:
(X)Meta 01-Leitura   (X)Meta2-Escrita   (x)Meta 03- Diferentes formas de expressão
 (   )Meta 04-Cálculo   (  )Meta 05-Resolução de Problemas  (X) Meta 06-Convivência 
( x ) Meta 07-Uso de Novas Tecnologias

Objetivos:
Ø  Apresentar o Projeto Aprendendo com Jornal;
Ø  Conhecer a estrutura geral de um jornal, como sua divisão em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marca;
Ø  Conscientizar os alunos quanto à variedade de informações de jornais.
 Desenvolvimento:

  • Levar alguns jornais para a sala de aula;
  • Convidar a turma para em dupla, observarem o jornal, como ele está dividido e os elementos que possui (títulos, imagens, etc);
  • Com a ajuda da turma montar um painel na sala (este painel vai conter alguns dos elementos que estudaremos durante o projeto), a medida que a professora for montando o painel, vai explicando o que cada item significa para o jornal, qual a função daquela parte destacada.
  •  Convidar a turma para assistir alguns vídeos que falem sobre o Jornal impresso (História do jornal impresso e Como se faz um jornal impresso? comemoração dos 80 anos do jornal O Povo). Os vídeos mostram o surgimento (tipografia) e a atualidade a partir da redação de um jornal. O primeiro vídeo tem partes dubladas e legendadas – veja antes para irem explicando ao alunos algumas partes.
  • Entregar a atividade xerocada – Conhecendo o Jornal impresso;
  • Socialização da atividade (as atividades do projeto devem ser anexadas ao portfólio do aluno).

Materiais:
Vídeos do Jornal :1- http://www.youtube.com/watch?v=u8RBrheglAU&feature=related (05 min 06 seg) e
 2-  http://www.youtube.com/watch?v=HXh5uVpmDSo  (08min01seg)  ; Atividade xerocada Conhecendo o jornal impresso.



 Observações:   Reservar o data show e a sala de vídeo
______________________________________________




Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo     Data -___/_____/____
Disciplina – Redação                  5º ano Turma - _____      Turno- (  ) M (  ) V
Aluno (a)- __________________________________
Professora-_________________________ 


Projeto Aprendendo com Jornal – aula nº 01
CONHECENDO O JORNAL IMPRESSO


            Durante a II e a III unidade aprenderemos muito com o Projeto Aprendendo com Jornal. Após assistir os vídeos “Como se faz um jornal impresso” e “A história do jornal impresso”, responda a atividade:
1-     Em sua opinião, qual a importância do jornal impresso para a nossa sociedade?
2- E você, enquanto estudante gosta de ler jornal? Ou apenas assisti aos jornais televisivos?
3-    Quais etapas na produção de um jornal, na atualidade, você achou mais interessante? Por quê?
4-    Até chegar às nossas mãos, o jornal tem um longo caminho. Quais profissionais estão envolvidos na confecção e distribuição dos jornais? O trabalho de qual profissional você mais admirou? Por quê?
5-    Você acha que a população brasileira se interessa em ler jornal? Explique!
6-    O jornal possui diversos tipos de textos, cada texto tem uma determinada função. Para você,  quais são os textos mais importantes em um jornal? Qual tipo textual você gostaria de estudar?
                                                            

Nenhum comentário :