sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia do Trabalho - Sugestões de Atividades

Sugiro aqui algumas atividades simples para turmas de várias idades.  Espero que gostem!
Abraços inquietos da trabalhadora (risos),
Clécia

Proposta1:
Além das pesquisas e exposição de imagens que já sugeri, acho que também seria legal trabalhar com o quadro Operários da Tarsila do Amaral. É claro que a obra da Tarsila remete a todo um período da história do Brasil e você pode encontrar mais informações clicando aqui  . 
Além de conhecer a história do Dia do Trabalho, poderia se fazer uma atividade de Artes, onde os alunos descobririam as características da obra de Tarsila e do período  que o Brasil vivia quando ela pintou esta tão conhecida obra. 
A proposta seria desafiá-los a imaginar como Tarsila pintaria o quadro Operários no Brasil de hoje diante das atuais condições de trabalho. Os alunos poderiam pintar uma tela, desenhar ou criar charges.

Proposta 2: 
Leitura e Interpretação do Texto
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil no Brasil. Mas, mesmo assim, no País existem 2,9 milhões de crianças trabalhando. 
Existem no mundo em torno de 250 milhões de crianças entre 5 e 14 anos que trabalham, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbem o trabalho infantil. Mas, infelizmente, existem 2,9 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade empregados em lavouras, carvoarias, olarias, pedreiras, mercado informal e atividades domésticas. As meninas representam um terço deste número. E mais de 50% desses menores não recebem nenhum tipo de remuneração.
Informações produzidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1999 (PNAD) revelam que a mão-de-obra infantil está mais concentrada em pequenos empreendimentos familiares, especialmente no setor agrícola. Em 1999, a atividade agrícola detinha 80,4% das crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade e 63,2% das ocupadas de 10 a 14 anos de idade.
De 1995 para 1999, de acordo com a pesquisa, a proporção de crianças ocupadas no contingente de 5 a 14 anos de idade passou de 14,5% para 11,8% entre os meninos e de 7,8% para 6,0% entre as meninas.

Fonte: PNAD / Ministério do Trabalho


Proposta 3:
Dinâmica das Mímicas 
Numa caixinha escreva o nome de diversas profissões . Divida  a turma em dois grupos e um representante de cada grupo (por vez) sorteará uma profissão na caixinha. O representante deverá fazer a mímica da  profissão e o seu grupo deverá tentar acertar, caso erre o grupo 
oponente tentará advinhar. Ganha o grupo que mais acertos tiver.


Proposta 4:

Livro das profissões
Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula.
O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.
Sugestões:
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes;
Faz comida; ensina crianças etc.


Nenhum comentário :