terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Procurando o par...

Esta dinâmica é fácil e pode ser usada na acolhida, pra observar os conhecimentos prévios ou até mesmo como forma de avaliação.
O legal é que aqui você também poderá usar vários conteúdos, como por exemplo uma sentença matemática e o resultado, um advinha, entre outras coisinhas.
Vou dar o exemplo, como se estivessemos numa aula de Geografia, brincando de acertar as capitais do Brasil.

Distribua entre a classe o nome dos estados e capitais do Brasil em placas com letras grandes

Acre   Rio Branco
Alagoas 
 Maceió
Amapá 
 Macapá
Amazonas 
 Manaus
Bahia 
 Salvador
Ceará 
 Fortaleza
Distrito Federal 
– Brasília
Espírito Santo 
 Vitória
Goiás 
 Goiânia
Maranhão 
 São Luís
Mato Grosso 
 Cuiabá
Mato Grosso do Sul 
 Campo Grande
Minas Gerais 
 Belo Horizonte
Pará 
 Belém
Paraíba 
 João Pessoa
Paraná 
 Curitiba
Pernambuco 
 Recife
Piauí 
 Teresina
Roraima 
 Boa Vista
Rondônia 
 Porto Velho
Rio de Janeiro 
 Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte 
 Natal
Rio Grande do Sul 
 Porto Alegre
Santa Catarina 
 Florianópolis
São Paulo 
 São Paulo
Sergipe 
 Aracaju
Tocantins 
 Palmas

Faça um cículo com os alunos e peça pra que todos mostrem sua plaquinhas a seguir dê um comando. Exemplo: Santa Catarina procure seu par!
Se o educando errar dê a oportunidade dele repensar a resposta ou pedir ajuda a um colega e assim por diante. Pode pedir também para que a capital procure o estado.
Ao final, convide a turma a construir um painel com as capitais e estados do Brasil.

Não fica decoreba e é bem divertido.
Espero que gostem.
Abraços inquietos,
Clécia

Nenhum comentário :